terça-feira, 19 de novembro de 2013

1º EXPOTEC

Queridos alunos do JGP, no dia 22 de Novembro acontecerá na E. E. Leme do Prado, em Ladário, a 1º Exposição Tecnológia das Escolas Estaduais de Corumbá e Ladário.
Nossa Escola será representada pelo 9º do Vespertino com o Projeto "JGP Online", os alunos criaram um blog da turma onde postaram atividades de língua portuguesa, alguns links de jogos de língua portuguesa, entrevistas e também as charges e tirinha criadas pelos próprios alunos e pela Professora responsável pelo projeto, a professora Gabriela de Língua Portuguesa.



Convidamos à todos a participarem da EXPOTEC que será realizada das 08:00 às 11:00 horas e das 13:00 às 17:00 horas.
E também não deixem de visitar o blog da turma.

terça-feira, 10 de setembro de 2013

Aula de Campo - Um Dia na Estrada Parque

Os alunos do JGP, através do programa Jovens de Futuro, realizou no dia 24 de Agosto uma aula de campo na Estrada Parque. A participação efetiva da Direção, Docentes e Dicentes ligados ao Programa por terem melhor nota no Bimestre, contribuiu para o sucesso da aula. Na oportunidade houve o testemunho in loco das Técnicas responsáveis pela Programa Jovem de Futuro, no caso do JGP Adriana Young. A execução de tal serve de incentivo para futuras experiências em campo.



Especialistas dão dicas de possíveis temas para a redação do Enem 2013 - Bem Paraná


Estudantes de todas as regiões do País reforçam e organizam os estudos na preparação para o Enem 2013, agendado para os dias 26 e 27 de outubro. Para auxiliar os alunos a exercitar as competências exigidas na redação, especialistas dos Sistemas de Ensino da Pearson indicam temas que podem ser considerados na prova deste ano e que podem ser usados pelos estudantes para exercitar a escrita.
“O Enem privilegia temas sociais com preocupações humanísticas, exigindo do candidato um posicionamento que não fira os direitos humanos e uma proposta de intervenção acerca do problema apresentado”, explica Roseli Deienno Braff, editora do Sistema de Ensino COC. Segundo ela, os temas polêmicos, geralmente, versam sobre questões da atualidade e por isso o candidato deve estar minimamente informado, já que sem informação não é possível emitir opinião.
Vânia Bittencourt, gerente pedagógica do Sistema de Ensino Dom Bosco, afirma que "os tópicos auxiliam os estudantes a exercitar as competências avaliadas pela prova”. Para ela, a dica é escrever diariamente, planejando a construção dos textos, desenvolvendo rascunhos e mostrando o texto aos colegas para obter opiniões diferentes, pois essas são medidas que nunca devem ser desprezadas.
O exercício da leitura também é importante. “A leitura atenta é fundamental para interpretar corretamente os enunciados e gráficos e para revisar respostas e o rascunho da redação”, explica Maria Tereza Canteras, gerente pedagógica do Sistema de Ensino Pueri Domus. Ela acredita que a dedicação à leitura já deve ter sido exercitada ao longo do ano letivo.
Temas para exercitar a redação:
1. Diminuição da maioridade penal: solução ou problema?
2. A dimensão geopolítica no gerenciamento dos recursos hídricos em âmbito mundial
3. Investimentos em educação e saúde como construtores do futuro do Brasil
4. Copa do Mundo 2014 - a importância de o Brasil sediar o evento
5. Homofobia - a necessidade de respeitar as diferenças
6. Regulamentação do trabalho doméstico - um modo de inclusão social


No Facebook – Outra dica para se preparar para o Enem é a campanha #FicadicaENEM que está sendo realizada na fanpage do Sistema de Ensino COC. Até o mês de outubro, serão postados diariamente vídeos com dicas rápidas sobre como o aluno pode estudar para o Enem e o que será exigido dele em cada uma das 121 habilidades cobradas no exame. Na véspera do Enem, um vídeo especial será postado com dicas de como se preparar nos dias que antecedem a prova e até mesmo para o momento da avaliação.
Na fanpage do Sistema de Ensino Dom Bosco, o estudante pode interagir nos posts sobre os perfis dos autores e conteúdos das leituras obrigatórias dos vestibulares da Fuvest e da Unicamp, a partir de perguntas e curiosidades sobre as obras.

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Semana da Pátria

Em comemoração da Semana da Pátria a Escola JGP promoveu um concurso de Bandeiras com os alunos do 3º ao 5º ano do ensino fundamental.














sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Teatro de Bonecos será atração em Corumbá com entrada gratuita


A empresa Vale e o Ministério da Cultura, com o apoio da Prefeitura de Corumbá, trazem para a cidade pantaneira no próximo dia 18 de agosto, o Teatro Móvel Giramundo. Considerado o mais importante grupo de teatro de bonecos do Brasil.
Para Corumbá, o espetáculo escolhido foi o "Carnaval dos Animais" inspirado na fantasia para pequena orquestra do compositor francês Camille Saint-Sãens. O enredo apresenta a clássica história do Sapo e do Jacaré, que, por terem boca grande, não foram convidados para a festa na floresta.
Divulgação/Montagem-Arte: Ricardo Albertoni
Bonecos dão vida a texto baseado em orquestra francesa
Carnaval dos Animais
Teatro Móvel Giramundo
Data: 18/08/2013
Local: Pátio do Estacionamento do Centro de Convenções do Pantanal Miguel Gómez
Horário: 19 horas
Entrada: gratuita
Classificação: livre

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

NTE de Corumbá realiza reunião técnico-pedagógica


2/08/2013 | Emilia Sbrocco Dorsa

O Núcleo de Tecnologia (NTE), de Corumbá, realizou esta semana a reunião técnico-pedagógica com os professores gerenciadores de Tecnologias e Recursos Midiáticos (PROGETECs) da Rede de Escolas Estaduais de Corumbá e Ladário. A equipe do NTE refletiu com os PROGETECs os resultados apresentados do primeiro semestre de 2013, referente ao manuseio pedagógico do uso das tecnologias de cada unidade escolar.

No segundo momento da reunião discutiu-se o planejamento das ações para o segundo semestre relativo ao aprimoramento das tecnologias considerando que as escolas estão cada vez mais equipadas de recursos, por exemplo, hoje todas as escolas do Estado possuem, no mínimo, lousa digital e tablet.

Assim, foram definidas: formação continuada, oficinas, cursos e realização de feira tecnológica, que acontecerão neste semestre para apropriação desses recursos, no intuito de qualificar mais e melhor os professores, para que os estudantes estejam cada vez mais preparados em atuar com o ambiente virtual de forma satisfatória e produtiva no processo de ensino e de aprendizagem.

quinta-feira, 4 de julho de 2013

Encerrando o Semestre

No dia de 03 de Julho, buscando incentivar o aluno na prática da leitura e estudo durante o período de férias, realizou-se na nossa escola um momento descontraído envolvendo teatro de fantoches, feira de livros (para livre escolha do aluno) e a entrega de pastas contendo jogos e brincadeiras para que de forma lúdica os alunos possam agregar os conhecimentos já adquiridos.
Elaborado pelas Coordenadoras de Área Celenir Magalhães (Língua Portuguesa) e Josenéia (Matemática) que realizaram a oficina preparatória - escolha de jogos e atividades e confecção das pastas - com as professoras do 3º ao 5º ano do ensino fundamental I e realizamos como finalização um pacote de gosturas.

















Trabalhando com Receitas - 4º ano


Nossa Receita: foi idealizado pela professora Luciane Batista Reis, desenvolvido na turma, 4°Ano A , do Ensino Fundamental, na E.E.Júlia Gonçalves Passarinho , no decorrer das aulas do 2º bimestre ( 01 a 05 de julho), ano letivo de 2013.
A receita culinária é um gênero textual do tipo instrucional que tem como objetivo orientar os alunos, por meio de instruções para que ele seja capaz de preparar um alimento.
Os textos instrucionais, neste caso, receitas culinárias, possibilitaram diversas situações de ensino e aprendizagem, uma vez que estão presentes no dia a dia das crianças e são de circulação corrente em diferentes classes sociais, além de favorecer o desenvolvimento de atividades propícias para o início do processo de alfabetização
Nossas Receitas: Um jeito gostoso de aprender!”, foi mais uma possibilidade de ensinar e aprender de forma dinâmica, permitindo a troca de experiências entre alunos e educador. O resultado está nas experiências e aprendizado que cada envolvido obteve de forma individual e/ou coletiva, também representado por meio das atividades registradas em imagens (fotos, textos)

Objetivos:

  • Entender a estrutura textual de uma receita;
  • Utilizar os conhecimentos lógico-matemáticos de parte/todo, mais/menos, muito/pouco, sistema de medidas e quantidades;
  • Identificar a receita como texto instrucional;
  • Compartilhar os conhecimentos adquiridos;
  • Criar nosso livro de receita.
  • Fazer a receita proposta pelos alunos; (bolo de chocolate)
  • Despertar o interesse dos alunos que tal fazer uma receita alternativa e saborosa e levar pra turma experimentar, mas não diga do que foi feito, deixe-os saboreá-la e espere para ver se eles descobrem.

sexta-feira, 28 de junho de 2013

Regência dos Acadêmicos da UFMS

No dia 24 de junho, foi realizada nesta instituição, a regência dos acadêmicos do 5° semestre do curso de Letras - Português/Espanhol da UFMS, como pré-requisito para aprovação na disciplina Estágio Obrigatório em Língua Portuguesa e Literatura I.
Após observação prévia da sala do 7° ano C, foi elaborado um plano de aula. A aula simulada foi baseada nos últimos acontecimentos e nos interesses dos alunos, com conteúdo para revisão, possuía uma música (Inútil - Ultraje a Rigor) e um poema (Família Desencontrada - Mario Quintana). A aula foi muito produtiva e de suma importância tanto para os acadêmicos como para os alunos. Diante dessa produção literária, decidimos publicar nesse espaço da Instituição, como forma de impulsionar o gosto pela leitura e literatura.
Gostaríamos de agradecer a Direção e a Coordenação da escola principalmente a professora Neila Maria Lopes, pela oportunidade e confiança depositadas em nós, futuros professores. Acadêmicos: Karla Karoline Servion, Olijoanne de Oliveira Garcia, Tatiana Mara Gil de Almeida e Pedro Alfonso.




Atividade dos Alunos 



Daniela Martins dos Santos

“Inverno
Inverno bom,
Cama quentinha,
Deitada agarradinha
Parecendo conchinha.”

“Lute por quem te ama.
Lute o quanto puder.
Só não troque o seu amor
Por um outro qualquer.”


Jenifer Adriana dos Santos
“O verão tem o seu tempo de chegar.
Tem o sol lindo a brilhar
Um bom tempo para ir à praia bronzear.”


Luiz Eduardo
“O Vasco morreu precisa de caixão
O Flamengo só perde
E o Botafogo é campeão.”


Vânia Aparecida Rodriguês Costa
“Quando acordei
 Tudo fez crek-crek.
Parei e pensei,
Cheguei a uma conclusão,
Estou ficando crocante.”


Bruna Ramos Nogueira
“A primavera é tão linda e tão alegre
Que em breve irá acabar
Mas não é por causa disso que irei m desanimar.
Porque em breve outra primavera irá chegar.”


Edynara Cecília
“O verão
Mês de Calor e Sol
Cada um tem o seu Sol
E o meu Sol é o amor.”


Andreza Magalhães
“As mais lindas palavras de amor, soa ditas no silencio de um olhar.”


Núbia Monteiro Batista
“Não são as coisas bonitas
Que marcam nas nossas vidas
Mas sim, as pessoas que tem o dom
De jamais serem esquecidas.”


Jefferson Matheus
“As pessoas se tornam especiais por vários motivos.
Você não precisa disso, já nasceu especial.”


Lucas Eduardo Batista
“As folhas caem
As flores murcham
Não se ouvem mais os pássaros a cantar
E nem o sol radiar.”



                      Realização das atividade                      

Termino da Regência

Da esquerda para a direita: Tatiana Mara, Pedro, Olijoanne, Profa Neila e Karla Karoline.

terça-feira, 4 de junho de 2013

Homenagem ao Meio Ambiente

No dia 05 de Junho comemora-se o Dia do Meio Ambiente. A criação da data foi em 1972, em virtude de um encontro promovido pela ONU (Organização das Nações Unidas), a fim de tratar de assuntos ambientais, que englobam o planeta, mais conhecido como conferência das Nações Unidas.
A conferência reuniu 113 países, além de 250 organizações não governamentais, em que a pauta principal abordava a degradação que o homem tem causado ao meio ambiente e os riscos para sua sobrevivência, de tal modo que a diversidade biológica deveria ser preservada acima de qualquer possibilidade.

Como uma forma de homenagear esse dia, a professora Vânia, professora de língua portuguesa do ensino fundamental, escreveu uma poesia.

Pantanal

Relato com muito amor
Um lugar bem diferente
Agradecendo com louvor
Pelo nosso meio ambiente

Quero falar a todos
De um lugar encantador
Para que todos conheçam
Um paraíso de amor

Minha terra tem beleza
Que jamais se viu igual
Minha terra é um paraíso
que se chama Pantanal

Minha terra tem riqueza
De belezas naturais
Muito verde, muitas flores
Que jamais se viu iguais

Minha terra tem riquezas
De diversos animais
Muitas aves, muitos bichos
Com tipos especiais

E todos que aqui visitam
Ficam por ele encantados
Pois é um lugar diferente
Que por Deus é abençoado!

              Vânia

segunda-feira, 27 de maio de 2013

A Escola J.G.P esteve presente nas 10 edições do Festival América do Sul



Alunos da Escola Júlia Gonçalves Passarinho

Desde a 1ª Edição do Festival América do Sul em 2004 a Escola Júlia Gonçalves Passarinho se fez presente com seus alunos, professores,coordenadores e direção da escola.
Nesta 10ª Edição o festival tem como tema "Venha Navegar no rio das Artes" e o principal homenageado da mostra é o Rio Paraguai, símbolo da integração e da cultura pantaneira, palco central de manifestações religiosas e fonte do desenvolvimento econômico, social e cultural da região.
O público teve acesso a uma diversidade de atrações. Expressões de dança, teatro, artes plásticas, cinema, literatura, artesanato, palestras, debates e grandes shows de artistas sul-mato-grossenses, nacionais e até internacionais transformarão Corumbá no centro cultural da América do Sul e reuniram representantes de diversos países como: Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela.
O Festival é realizado pelo Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio das suas fundações de Cultura e de Turismo, pelo Instituto Moinho Cultural e pela Prefeitura Municipal de Corumbá. O evento tem a curadoria compartilhada do Instituto Cervantes, de São Paulo.
Todas as vertentes artísticas celebrando um continente e a riqueza cultural de seus povos sintetizam o objetivo do Festival América do Sul (FAS) .
O evento é realizado em Corumbá desde sua criação, em 2004, pelo significado que a cidade pantaneira traz e por sua localização geográfica privilegiada, bem ao centro do continente sul-americano.
Este ano, O Festival aconteceu de 1º a 05 de maio, com uma programação que mesclou música, teatro, dança, literatura, cinema, artes plásticas, palestras e artesanato com a participação de representantes de 10 países: Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela.
“ O Festival América do Sul é um momento muito especial para nós, pois é uma oportunidade que a escola nos dá de participarmos e conhecermos culturas diferentes, é muito legal”, disse a aluna Amanda Keila Modesto da Educação de Jovens e adultos do JGP.
O Festival tem por tradição desde sua primeira edição homenagear nomes marcantes que lutaram por causas sociais, que divulgaram a cultura e que se tornaram referência tanto localmente como na América do Sul.
"Vir ao festival América do Sul para mim e um oportunidade única, pois é uma aula diferente, é muito interessante estar com os colegas e professores e podermos discutir sobre vários assuntos, aprendemos muito e de uma maneira muito agradável”, comentou o aluno Wagner Ramos de Oliveira.

sexta-feira, 10 de maio de 2013

Murais em Homenagem ao Dia das Mães

Os alunos do JGP preparam com muito carinho alguns murais em homenagem a esse dia muito significativo, o dia da Mães.



Parabéns a todas as Mães!!!!!