quarta-feira, 16 de maio de 2012

Diarionline - Embrapa Pantanal inaugura amanhã biblioteca com 33 mil títulos

Diarionline - Embrapa Pantanal inaugura amanhã biblioteca com 33 mil títulos

Fonte: Embrapa Pantanal em 16 de Maio de 2012
As cidades de Corumbá, Ladário e região contarão, a partir deste mês, com um novo espaço para a busca do conhecimento: as novas instalações da Biblioteca "Mestres do Saber", da Embrapa Pantanal. A Inauguração do novo prédio, marcada para as 09 horas da quinta-feira, 17 de maio, deve iniciar uma nova fase, não só para o Centro de Pesquisa, como para a população da cidade que contará com um espaço novo e adequado para ter acesso a mais de 33 mil títulos disponíveis para consultas, entre livros, publicações, revistas, separatas e periódicos da pesquisa nacional nos mais variados temas: meio ambiente, pecuária, fauna e flora pantaneira, pesca e aquicultura, agricultura familiar, sanidade animal, entre outros.
Divulgação
Nova biblioteca conta com computadores, internet sem fio e espaço para consultas e trabalhos
O espaço, localizado no novo bloco administrativo, facilita o acesso ao público externo, pois fica logo na entrada da Unidade e conta com computadores, internet sem fio e espaço para consultas e trabalhos. Segundo a bibliotecária da Embrapa Pantanal, Viviane Solano, essas mudança oferecem um melhor atendimento ao público interno e externo. " Além disso, as novas instalações são amplas, modernas e arejada, oferecendo mais conforto para quem procura nossas publicações", comenta.
Durante a inauguração serão realizados, também, o lançamento do vídeo do Pesquisador Frederico Lisita, "Convivência com a seca - Alternativas de alimentação de Gado Bovino em regiões de clima Semi-Árido: Nordeste e Borda Oeste do Pantanal" , além de uma manhã de Autógrafos do livro: "Pela Carreteira do Caribe até o Cara de Caracas", com o autor Gaby Claus Fernandes.

quarta-feira, 2 de maio de 2012

CURSO GRATUITO DE APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS




Público Alvo: Professores do ensino básico, fundamental e superior com conhecimento intermediário em tecnologia. 

Módulo 1: Visão Geral dos Projetos
Neste modulo, participantes exploram princípios da ABP. Eles aprendem as diferenças entre ABP e uma metodologia de ensino mais convencional e revisam uma variedade de projetos, aprendendo assim sobre as características e benefícios de trabalhar com projetos. Conforme observam diferentes exemplos de projetos e ouvem testemunhos de diferentes professores, eles entendem as características que estes projetos têm em comum.

Módulo 2: Concepção do Projeto
Neste módulo, participantes começam pensando sobre criar seus próprios projetos. Eles são introduzidos a quatro etapas e aplicam essas etapas considerando seus próprios objetivos de aprendizagem, questões estruturais de currículo, avaliação, e atividades para os estudantes. Participantes acompanham o processo de um professor conforme ele vai planejando seu projeto.

Módulo 3: Avaliação
Avaliação é essencial na aprendizagem baseada em projetos. Neste módulo, participantes aprendem como integrar a avaliação através do projeto. Eles observam exemplos de instrumentos de avaliação e desenvolvem ou adaptam-nos para seu uso em particular. Eles aprendem como avaliar as habilidades do Séc XXI, tais como: colaboração, autonomia, reflexão – com professores, parceiros, bem como métodos de auto-avaliação. Também identificam os desafios e possíveis soluções para atribuir notas durante o projeto.

Módulo 4: Planejamento de Projeto
Planejar o dia-a-dia de trabalho de um projeto é tão importante como o planejamento geral. Neste módulo, participantes aprendem como planejar em detalhes e manter um projeto organizado, usando linhas-do-tempo (timelines) de projeto e planos de implementação. Eles monitoram o gerenciamento de estratégias para promover a autonomia dos estudantes e assegurar que o projeto aconteça e obtenha sucesso. Professores também discutem caminhos para manter estudantes concentrados nas tarefas e estratégias para gerenciamento do tempo.

Módulo 5: Orientações de Aprendizagem
Neste módulo, participantes focam em seu aperfeiçoamento através dos projetos. Eles exploram estratégias de questionamento para melhorar o aprendizado dos alunos e maneiras de desenvolver, nos alunos, habilidades como colaboração, autonomia, alfabetização digital, e reflexão. Lições de exemplo são demonstradas como modelos para participantes conforme criam mini-lições para seus próprios projetos. Participantes também observam o diálogo entre os estudantes conforme desenvolvem as habilidades do Séc XXI através de discussões e prática.

Fonte: http://www.intel.com/education/la/pt/elementos/index.htm
Notícia retirada do blog Educ@TIC - Educar com Tecnologias