Público Alvo: Professores do ensino básico, fundamental e superior com conhecimento intermediário em tecnologia.
Módulo 1: Visão Geral dos Projetos
Neste modulo, participantes exploram princípios da ABP. Eles aprendem as diferenças entre ABP e uma metodologia de ensino mais convencional e revisam uma variedade de projetos, aprendendo assim sobre as características e benefícios de trabalhar com projetos. Conforme observam diferentes exemplos de projetos e ouvem testemunhos de diferentes professores, eles entendem as características que estes projetos têm em comum.
Neste modulo, participantes exploram princípios da ABP. Eles aprendem as diferenças entre ABP e uma metodologia de ensino mais convencional e revisam uma variedade de projetos, aprendendo assim sobre as características e benefícios de trabalhar com projetos. Conforme observam diferentes exemplos de projetos e ouvem testemunhos de diferentes professores, eles entendem as características que estes projetos têm em comum.
Módulo 2: Concepção do Projeto
Neste módulo, participantes começam pensando sobre criar seus próprios projetos. Eles são introduzidos a quatro etapas e aplicam essas etapas considerando seus próprios objetivos de aprendizagem, questões estruturais de currículo, avaliação, e atividades para os estudantes. Participantes acompanham o processo de um professor conforme ele vai planejando seu projeto.
Neste módulo, participantes começam pensando sobre criar seus próprios projetos. Eles são introduzidos a quatro etapas e aplicam essas etapas considerando seus próprios objetivos de aprendizagem, questões estruturais de currículo, avaliação, e atividades para os estudantes. Participantes acompanham o processo de um professor conforme ele vai planejando seu projeto.
Módulo 3: Avaliação
Avaliação é essencial na aprendizagem baseada em projetos. Neste módulo, participantes aprendem como integrar a avaliação através do projeto. Eles observam exemplos de instrumentos de avaliação e desenvolvem ou adaptam-nos para seu uso em particular. Eles aprendem como avaliar as habilidades do Séc XXI, tais como: colaboração, autonomia, reflexão – com professores, parceiros, bem como métodos de auto-avaliação. Também identificam os desafios e possíveis soluções para atribuir notas durante o projeto.
Avaliação é essencial na aprendizagem baseada em projetos. Neste módulo, participantes aprendem como integrar a avaliação através do projeto. Eles observam exemplos de instrumentos de avaliação e desenvolvem ou adaptam-nos para seu uso em particular. Eles aprendem como avaliar as habilidades do Séc XXI, tais como: colaboração, autonomia, reflexão – com professores, parceiros, bem como métodos de auto-avaliação. Também identificam os desafios e possíveis soluções para atribuir notas durante o projeto.
Módulo 4: Planejamento de Projeto
Planejar o dia-a-dia de trabalho de um projeto é tão importante como o planejamento geral. Neste módulo, participantes aprendem como planejar em detalhes e manter um projeto organizado, usando linhas-do-tempo (timelines) de projeto e planos de implementação. Eles monitoram o gerenciamento de estratégias para promover a autonomia dos estudantes e assegurar que o projeto aconteça e obtenha sucesso. Professores também discutem caminhos para manter estudantes concentrados nas tarefas e estratégias para gerenciamento do tempo.
Planejar o dia-a-dia de trabalho de um projeto é tão importante como o planejamento geral. Neste módulo, participantes aprendem como planejar em detalhes e manter um projeto organizado, usando linhas-do-tempo (timelines) de projeto e planos de implementação. Eles monitoram o gerenciamento de estratégias para promover a autonomia dos estudantes e assegurar que o projeto aconteça e obtenha sucesso. Professores também discutem caminhos para manter estudantes concentrados nas tarefas e estratégias para gerenciamento do tempo.
Módulo 5: Orientações de Aprendizagem
Neste módulo, participantes focam em seu aperfeiçoamento através dos projetos. Eles exploram estratégias de questionamento para melhorar o aprendizado dos alunos e maneiras de desenvolver, nos alunos, habilidades como colaboração, autonomia, alfabetização digital, e reflexão. Lições de exemplo são demonstradas como modelos para participantes conforme criam mini-lições para seus próprios projetos. Participantes também observam o diálogo entre os estudantes conforme desenvolvem as habilidades do Séc XXI através de discussões e prática.
Neste módulo, participantes focam em seu aperfeiçoamento através dos projetos. Eles exploram estratégias de questionamento para melhorar o aprendizado dos alunos e maneiras de desenvolver, nos alunos, habilidades como colaboração, autonomia, alfabetização digital, e reflexão. Lições de exemplo são demonstradas como modelos para participantes conforme criam mini-lições para seus próprios projetos. Participantes também observam o diálogo entre os estudantes conforme desenvolvem as habilidades do Séc XXI através de discussões e prática.
Fonte: http://www.intel.com/education/la/pt/elementos/index.htm
Notícia retirada do blog Educ@TIC - Educar com Tecnologias
Nenhum comentário:
Postar um comentário